NOTÍCIAS

Cooperados da Nova Aliança conhecem experiência em cooperativismo na Argentina
Grupo de associados realizou visitas técnicas em Sunchales, capital argentina do cooperativismo, e Mendoza, a principal região vitivinícola do país
Fonte: Assessoria de Imprensa Nova Aliança
No início de abril, associados da Cooperativa Nova Aliança conheceram a experiência argentina em cooperativismo e vitivinicultura. A viagem ocorreu de 1º a 9 de abril, com visitas técnicas a entidades e propriedades rurais em cidades nas Províncias de Santa Fé e Mendoza.

Em Sunchales, a capital argentina do cooperativismo, o grupo de 38 associados - produtores de Flores da Cunha, Nova Pádua, Caxias do Sul, Farroupilha, Pinto Bandeira e Ipê – conheceu a Federação das Cooperativas Escolares de Sunchales e visitou cooperativas e escolas em outras cidades, como Emilia e Ataliva.

No roteiro, destacaram-se a Fundação Grupo Sancor Seguros, com atuação nacional e internacional, que desenvolve ações na educação e na promoção de valores cooperativistas e mantém o Programa de Promoção do Cooperativismo Escolar.

O roteiro de dois dias na região incluiu visitas às seguintes cooperativas escolares: Dr. Reinaldo Rossini Ltda; Cooperativa IDECOOP; Cooperativa Escolar Experiência Jovem e Cooperativa Escolar CEPA. O grupo também foi recebido pelos gestores do Grupo Sancor Seguros e pela direção da Cooperativa de Água Potável, em Sunchales.

Em Mendoza, a principal região vitivinícola da Argentina, com destaque na produção de vinhos Malbec, os agricultores conheceram de perto a estruturação e o desenvolvimento do setor, em contato direto com produtores e dirigentes de cooperativas e entidades.

Na visita à Estação Experimental do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), na cidade de Luján, puderam observar aspectos ligados à pesquisa e às tecnologias vitivinícolas.

Na Federação das Cooperativas Vitivinícolas da Argentina, a Fecovita, o grupo pode entender melhor sobre a organização cooperativa da Argentina. A Fecovita reúne cinco mil produtores de uvas integrados a 29 cooperativas que elaboram vinhos.

Ainda em Mendoza, os agricultores da Nova Aliança participaram de reunião com o presidente da CONINAGRO - Confederação Intercooperativa Agropecuária, Carlos Iannizzotto e também estiveram em vinícolas particulares.

Santana do Livramento

No início da viagem, o grupo teve a oportunidade de conhecer a unidade da Nova Aliança em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. No município está instalada uma filial da Cooperativa, na qual são elaborados vinhos finos e espumantes das marcas Cerro da Cruz, Santa Colina e Aliança.
Webmail
Endereço:
RST 453 - Km 117 | Linha Vicentina
CEP 95180-000
Farroupilha - Rio Grande do Sul
Fone:
(54) 3261.6514

E-mail:
fecovinho@fecovinho.coop.br
Setor Cooperativista:

Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Copyright 2013