NOTÍCIAS

Produtores da Região receberão Assessoria Técnica através do PISACOOP
Prefeitura Municipal de Farroupilha realizou convênio com o Governo Federal para oferecer Assessoria Técnica a produtores de seis Municípios da Serra
Fonte: Assessoria de Imprensa Fecovinho
Produção sustentável de alimentos seguros e de alta qualidade, esse é o principal objetivo dos 10 produtores da região que estarão recebendo Assessoria Técnica através do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo - PISACOOP.
O Programa que prevê três anos de realização foi prospectado pela Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho, com apoio do Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, que buscou o recurso junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, através do atual Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha. Para o desenvolvimento das ações do PISACOOP, realizou-se um convênio entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Farroupilha.
Para execução do programa, após processo licitatório realizado pela Prefeitura, foram contratadas as empresas PROPISA, para ações de capacitação, monitoramento e certificação e a ASSTEC-SERRA, para as atividades à campo. Além dessas entidades a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, responsável pela implantação de diversos projetos PISACOOP, e o Centro Ecológico de Ipê, referência em agricultura ecológica, também se fazem parceiros nesta edição.
A seleção das famílias agricultoras se deu a partir de critérios, como participação dos agricultores em eventos de ATER, famílias receptivas a novos experimentos e a existência de jovens na propriedade para sucessão rural, entre outros fatores.
As unidades de referências escolhidas foram os produtores Rodolfo Veadrigo (Antônio Prado), Sidinei dos Santos (Pinto Bandeira), Carlos Luiz dos Santos e Rudinei Pan (Nova Pádua), Cristian Carteri (Cotiporã), Rudinei Giotto (Flores da Cunha) e Farroupilha contemplada com quatro famílias, Sizandra Ribacki, Paulo De Cezaro, Marcelo Brustolin e Vanderlei Dartora.
A metodologia PISACOOP prevê a transferência com foco na apropriação do conhecimento pelos produtores na forma de ações coletivas (seminários, oficinas, dias de campo) e visitas técnicas individuais (ATER), cujo ao final do programa as famílias que atingirem as metas terão suas propriedades certificadas em sistema PISACOOP.
O lançamento Oficial do Programa ocorrerá nesta quinta-feira, 31, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Farroupilha, com a presença de autoridades e agricultores participantes. Após, será realizado um jantar show no CTG Ronda Charrua com apresentação artística da sua invernada.
Webmail
Endereço:
RST 453 - Km 117 | Linha Vicentina
CEP 95180-000
Farroupilha - Rio Grande do Sul
Fone:
(54) 3261.6514

E-mail:
fecovinho@fecovinho.coop.br
Setor Cooperativista:

Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Copyright 2013