VITINICULTURA - VARIEDADES/CULTIVARES

CABERNET SAUVIGNON
Ela é a rainha de vinhos tintos, oferece rendimentos elevados, mas se aprecia sua cor intensa e taninos estáveis e poderosos e acidez viva que fornecem vinhos pesados em sua juventude, mas com grande potência de envelhecimento.
Também conhecida como Burdeos Tinto, Carbouet, Petit Cabernet, Petit Vidure, Vidure. De origem francesa, é a tinta colonizadora por excelência , propagada de sua Médoc natal a todas as zonas temperadas e quentes do mundo. Ela é a rainha de vinhos tintos, oferece rendimentos elevados, mas se aprecia sua cor intensa e taninos estáveis e poderosos e acidez viva que fornecem vinhos pesados em sua juventude, mas com grande potência de envelhecimento.

Seu aroma é a baga, violeta, e às vezes de pimentão verde, ainda que alguns enólogos tomem esta característica expressada em excesso como uma indicação de maturação incorreta. Esses aromas podem tornar-se mais complexos com o envelhecimento, exibindo notas de alcaçuz, cedro, incenso, trufas.

Dá uma acidez agradável para o vinho e, envelhece extraordinariamente bem no barril, por conseguinte, é amplamente utilizada em coupages (misturas varietales) para dar mais estrutura e comprimento ao vinho.

Os bagos são pequenos, esféricos, de pele grossa e dura, sua polpa é firme, crocante. É uma uva profundamente colorida de uma pele grossa que produz um vinho escuro e saboroso, especialmente conhecido por seu caráter de groselha e cedro, pacote de charuto ou lápis. Se o tempo estiver muito quente, os vinhos têm sabores confeitados e cozidos, e vão perder estrutura e concentração, e se o sol é insuficiente será tênue e com sabor de cana e grama.

O único país significativo entre os produtores de vinhos que não cultivada Cabernet Sauvignon é a Alemanha (já que é muito frio).
Webmail
Endereço:
RST 453 - Km 117 | Linha Vicentina
CEP 95180-000
Farroupilha - Rio Grande do Sul
Fone:
(54) 3261.6514

E-mail:
fecovinho@fecovinho.coop.br
Setor Cooperativista:

Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Copyright 2013