Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal

A Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho, é uma instituição constituída para defender e projetar o futuro do cooperativismo vitivinícola e ajudar no ordenamento da cadeia produtiva da uva e do vinho no Brasil.

Forte defensora da agricultura familiar, atua na representação institucional de mais de quatro (4) mil famílias associadas a sete (7) cooperativas vitivinícolas que juntas são responsáveis por cerca de 27% da produção anual de uva do estado do Rio Grande do Sul. Representa, ainda, 30% dos produtos comercializados pelo setor.

Capacitação, informação, intercâmbios e aprofundamento dos debates que envolvem as questões das cooperativas filiadas formam parte das ações desenvolvidas pela Fecovinho para o posicionamento e reconhecimento de uma atividade que influi definitivamente na geração de trabalho e renda de um importante grupo formado por agricultores familiares cooperados.

A Fecovinho é a responsável pelo desenvolvimento e implantação do Programa de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER para o setor vitivinícola, especialmente aos associados de suas cooperativas filiadas.

Sempre focada em inclusão social, a Fecovinho tem como propósito o melhoramento tecnológico, a produção de derivados da uva e do vinho com qualidade e a melhoria constante da remuneração do trabalho e condições de vida a todos os envolvidos no processo produtivo.

Para viabilizar seus propósitos econômicos e políticos, a Fecovinho estabelece parcerias táticas com instituições públicas e organizações privadas, tendo representação direta nas Câmaras Setoriais e no Consevitis RS.

Além disso, também possui estreito vínculo com entidades brasileiras do cooperativismo nos âmbitos estadual e nacional. Realiza, ainda, ações estratégicas com organizações latino-americanas e mundiais, como o Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas, do qual também faz parte.

Fundada em 1952, a Fecovinho realiza continuamente intenso trabalho de formação e reflexão sobre o cenário atual do cooperativismo e tendências futuras, fortalecendo cada vez mais os seus laços de cooperação e intercooperação.

Conteúdo Rodapé